Instituto Pensar - Brasil vive o maior colapso sanitário e hospitalar da história, aponta Fiocruz

Brasil vive o maior colapso sanitário e hospitalar da história, aponta Fiocruz

por: Iara Vidal 


Foto: Marcelo Seabra / Ag.Pará

Dados do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que o Brasil vivencia o maior colapso sanitário e hospitalar da história do país. Nesta terça-feira (16), o instituto divulgou mais uma edição do Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19 Fiocruz e as informações são alarmantes. 

Leia também: Covid-19: Brasil chega às 2.842 mortes e já soma 281 mil óbitos

No momento, de acordo com a Fiocruz, das 27 unidades federativas, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) iguais ou superiores a 80%. Desses, 15 têm taxas iguais ou superiores a 90%. Em relação às capitais, 25 das 27 estão com essas taxas iguais ou superiores a 80%, sendo 19 delas superiores a 90%.

Os dados são das secretarias estaduais de Saúde e do Distrito Federal, e das secretarias de Saúde das capitais. As novas informações apuradas foram adicionadas à série histórica que vem sendo produzida desde 17 de julho de 2020. 

Para evitar que o número de casos e mortes se alastrem ainda mais pelo país, assim como diminuir as taxas de ocupação de leitos, os pesquisadores responsáveis pelos dados defendem a adoção rigorosa de ações de prevenção e controle. 

Entre as medidas defendidas pelos pesquisadores estão o maior rigor nas medidas de restrição às atividades não essenciais, além da necessidade de ampliação das medidas de distanciamento físico e social, o uso de máscaras em larga escala e a aceleração da vacinação. 

Casos de morte por Covid-19 dispararam

A última semana apresentou números alarmantes de casos e de óbitos pela Covid-19. Foram registrados no país uma média de 71 mil casos diários e 1,8 mil óbitos por dia na última semana epidemiológica (7 a 13 de março). 

Também é preocupante a aceleração da transmissão do coronavírus nas três últimas semanas (desde 21 de fevereiro, Semana Epidemiológica 8/2021). O número de Casos e óbitos cresce a uma taxa de 1,5% ao dia, e o número de óbitos por Covid-19 aumenta em 2,6% ao dia, valores elevados se comparados à primeira fase da pandemia no Brasil. 

Esse crescimento de casos certamente vai gerar uma grande quantidade de casos graves, que exigem internação, num momento em que os hospitais apresentam sinais de superlotação. 

Neste contexto de crise e catástrofe, os pesquisadores da Fiocruz apontam para a urgência em proteger os trabalhadores da saúde.

"Os trabalhadores da saúde precisam ser apoiados e protegidos, considerando suas necessidades de saúde mental e o sofrimento psíquico, em suas mais variadas manifestações, que devem ser adequadamente reconhecidas e enfrentadas.?

Fiocruz defende medidas de prevenção

Os pesquisadores da Fiocruz reforçam a necessidade de medidas para prevenir e conter o avanço da pandemia da Covid-19. Eles citam a Carta dos Secretários Estaduais de Saúde à Nação Brasileira que recomenda maior rigor nas medidas de restrição das atividades não essenciais.

A mensagem do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) afirma que as medidas restritivas devem ser adotadas de acordo com a situação epidemiológica e capacidade de atendimento de cada região. 

A situação de cada região deve ser avaliada semanalmente a partir de critérios técnicos que incluem a restrição em nível máximo nas regiões com ocupação de leitos acima de 85% e tendência de elevação no número de casos e óbitos. O Conass aponta para a necessidade das seguintes medidas:

  • A proibição de eventos presenciais como shows, congressos, atividades religiosas, esportivas e correlatas em todo território nacional;
  • A suspensão das atividades presenciais de todos os níveis da educação do país;
  • O toque de recolher nacional a partir das 20h até as 6h da manhã e durante os finais de semana;
  • O fechamento das praias e bares;
  • A adoção de trabalho remoto sempre que possível, tanto no setor público quanto no privado;
  • A instituição de barreiras sanitárias nacionais e internacionais, considerados o fechamento dos aeroportos e do transporte interestadual;
  • A adoção de medidas para redução da superlotação nos transportes coletivos urbanos;
  • A ampliação da testagem e acompanhamento dos testados, com isolamento dos casos suspeitos e monitoramento dos contatos.

Os Secretários de Saúde também recomendam o reconhecimento legal do estado de emergência sanitária e a viabilização de recursos extraordinários para o SUS, com aporte imediato aos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde para garantir a adoção de todas as medidas assistenciais necessárias ao enfrentamento da crise.

Para o Conass, é necessário ainda implementar imediatamente um Plano Nacional de Comunicação para reforçar a importância das medidas de prevenção e esclarecer a população. Além de adequar a legislação quanto a contratos para compra de todas as vacinas eficazes e seguras disponíveis no mercado mundial e aprovar um Plano Nacional de Recuperação Econômica, com retorno imediato do auxílio emergencial.

Com informações da Fiocruz




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: